Ciências contabeis
As empresas têm conduzido e gerenciado seus negócios, nos aspectos Gestão de Custos e Medição de Desempenho, de uma forma ultrapassada. Elas tem se utilizado de rateios arbitrários e não conseguem estabelecer uma relação entre o custo dos diversos recursos e os produtos fabricados e clientes atendidos. Na medição de desempenho, as empresas têm usado indicadores financeiros primordialmente, mas estes não focam nos objetivos chaves do negócio. Novos enfoques de gestão de custos e medição de desempenho que refletem a realidade atual estão em jogo e para atender estes novos enfoques, esse trabalho ira demonstrar o balanced scorecard que veio que ajudar o gerenciamento empresarial com novas perspectivas.
O balanced scorecard (BSC)
Em 1990 Kaplan e Norton deram inicio ao estudo intitulado Measuring performance in the Organization of the Future,que teve como finalidade determinar um método de medição de desempenho para o século XXI,eles enfocaram 12 organizações e as analises conduziram ao desenvolvimento do balanced scorecard . Essa nova metodologia baseava-se na representação equilibrada de indicadores financeiros e operacionais, organizando-se com base em quatro perspectivas: a financeira propriamente dita, a dos clientes externos, a dos processos internos e a de aprendizado e crescimento. O balanced scorecard é um sistema de informação para gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiro e não financeiro que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.
O BSC é uma ferramenta que possibilita: • Que a estratégia seja desdobrada em objetivos para cada uma das perspectivas; • Que se estabeleçam indicadores de desempenho para cada objetivo, pois a qualquer momento o executivo principal pode verificar se o objetivo esta sendo atingido ou não; • Que se crie um