Alinhando estratégias e competências
TOPICOS AVANÇADOS EM GESTÃO DE PESSOAS
“SÍNTESE DO TEXTO: Alinhando estratégia e competências”
O conceito de competência embora já definido por muitos autores, ainda não consegue explicar totalmente a sua extensão e como alinhá-la às estratégias essenciais da organização. De acordo com o estudo analisado, as estratégias essenciais geram uma aprendizagem e essas aprendizagem acarreta na competência que por sua vez gera recursos que mais uma vez é necessário estruturar estratégias que seguirá um ciclo virtuoso de estratégias e competências.
Esse ciclo depende do comprometimento em unir as competências essenciais individuais (de cada colaborador) as competências organizacionais onde todos trabalharão com um ponto em comum e a relação de várias pessoas (várias competências essenciais diferentes entre si), gerarão uma competência ainda maior chegando-se a um resultado maior do que o início.
Como a maioria das empresas têm dificuldade em estabelecer suas metas, as competências não podem ser desenvolvidas com efetividade e o setor de recursos humanos não consegue encontrar um meio de interligá-las devido às falhas do processo. No estudo de caso isso é percebido devido a privatização das empresas de telecomunicações e a mudança de cenário onde foi necessário reformular as estratégias da empresa e reposicionar as competências essenciais ao novo foco das empresas.
Por fim, analisando o cenário atual e o artigo estudado percebemos a necessidade de as empresas enxergarem que o valor agregado tão desejado seria muito maior se o investimento em alinhar as competências das pessoas que a forma com as estratégias organizacionais fosse estimulado, contudo muitas ainda preferem ter um olhar restrito impossibilitando o crescimento e reconhecimento competitivo junto a um mercado global.