Gestão de Pessoas - Recrutamento e Seleção
Introdução
Na era da informação as mudanças que ocorrem nas empresas não são somente estruturais; são sobretudo, mudanças culturais e comportamentais, transformando o papel das pessoas que delas participam. E essas mudanças não podem passar despercebidas pela área de Recursos Humanos, ou Gestão de Pessoas, como é chamada atualmente.
Diante deste cenário, as políticas de RH devem buscar melhorias na captação dos empregados, instalação e aprimoramento das competências das pessoas e da organização, visando sempre a busca de resultados cada vez melhores para ambos.
E uma das políticas que deve ter uma atenção especial é a de Recrutamento e
Seleção.
Desenvolvimento
Uma das demandas centrais de RH no contexto atual das organizações é atrair, desenvolver e reter profissionais que possam fazer a diferença. Esse desafio começa , portanto, com a atração de talentos no mercado de trabalho, ou seja, com a atividade de Recrutamento e Seleção.
Como porta de entrada , esta atividade tem fundamental importância e revela, por meio da capacidade de atrair bons profissionais, a imagem que a empresa tem no mercado de trabalho.
O Recrutamento e Seleção deve ser bem planejado envolvendo todas as etapas preliminares como identificação das políticas de gestão de pessoas da organização, definição da análise cargo, analise dos requisitos essenciais e desejáveis para os cargos, elaboração do perfil profissiográfico para os cargos, alinhando juntamente com os Lideres de linha, as características necessárias , responsabilidades, desafios, objetivos e contribuição esperada do candidato que irá preencher a vaga.
O Recrutador deve estar bem envolvido com as políticas, diretrizes e normas da empresa,pois alinhando sua estratégias de recrutamento ao tipo de cultura da mesma, é possível manter profissionais bem sucedidos e que apresentem resultados satisfatórios.
”A chave para manter os melhores consiste em alinhar sua