Universidade Corporativa Petrobr S
O ponto fundamental no processo de implantação de um modelo de Universidade Corporativa, a vinculação das ações de desenvolvimento e capacitação da empresa para superação dos “gaps” de competência da organização.
Para tanto, uma estruturação da gestão de competências acoplada a um forte processo de mudança individual dos empregados, quando os mesmos estarão sendo cada vez mais incentivados a um autodesenvolvimento visando o seu efetivo gerenciamento de carreira na organização.
Com a implantação de uma filosofia de ensino orientada à estratégia organizacional e resultados, novas competências são requeridas das pessoas, tais como:
- Aprendendo a aprender: em especial com o ensino a distância e o autodesenvolvimento pessoal, as pessoas precisarão desenvolver esta capacidade a qual passa por uma cultura de autodisciplina pessoal.
- Comunicação e colaboração: com um processo cada vez mais acelerado de mudanças e a necessidade de inovação e criação a cultura colaborativa entre as pessoas é de grande importância para o crescimento individual e organizacional.
- Pensamento criativo e capacidade de resolver problemas: passa por uma mudança organizacional e individual, fazendo com que a medida que as rotinas físicas ou intelectuais sejam assumidas por sistemas ou máquinas o homem assuma um novo papel. - Aprendizado tecnológico: o processo de mudança impulsionado hoje pela tecnologia torna obrigatório que o conhecimento tecnológico seja estimulado e desenvolvido nas empresas.
- Aprendizado de fazer negócios globais: o mercado não é mais local é global e está em permanente mutação. Assim, o processo de aprendizado em fazer negócios em um ambiente multicultural é de grande importância.
- Desenvolvimento e liderança: criar sinergia entre pessoas e liderar grupos passa a ser uma tarefa diária de cada um dos empregados e gerentes.
- Autogerenciamento da carreira: a empresa com foco na sua estratégia fortalece o direciona o foco em atividades que