Alimentos
Tubérculos
Ele é a parte grossa de um caule que cresce debaixo da terra e se comporta como um "órgão" de reserva de energia, ou seja, eles são boas fontes de carboidratos, que sempre deve fazer parte da alimentação diária por ser a principal fonte de energia para o organismo. Ex: Cenoura, beterraba, batata, inhame, mandioca, batata-doce, rabanete.
Hortaliças
Hortaliça é a planta herbácea da qual uma ou mais partes são utilizadas como alimento na sua forma natural. As hortaliças são classificadas de acordo com a parte da planta que é utilizada como alimento, verdura, legumes, raízes, tubérculos e rizomas. O produto será designado: verdura, quando utilizadas as partes verdes; legumes, quando utilizado o fruto ou a semente, especialmente das leguminosas e, raízes, tubérculos e rizomas, quando são utilizadas as partes subterrâneas.
Verduras
Verdura é a parte geralmente verde das hortaliças, utilizadas como alimento no seu estado natural. O produto é designado, simplesmente, por seus nomes comuns.
Ex: "alface", "chicória", "almeirão".
Legumes
Legume é o fruto ou a semente de diferentes espécies de plantas, principalmente das leguminosas, utilizados como alimentos. O produto é designado, simplesmente, por seus nomes comuns. Ex: "berinjela", "chuchu", "abobrinha".
Leguminosas
São grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso. Algumas espécies podem ser consumidas quando ainda verdes (ervilhas e vagens). Os grãos apresentam uma envoltura de celulose, que representa 2 a 5% e contêm no seu interior 50% de amido e 23% de proteínas. Durante o preparo, as leguminosas secas absorvem água e tornam-se macias, o sabor acentua-se e a digestibilidade aumenta. Para a cocção, pode ser empregado calor úmido ou calor seco. São fontes de proteínas vegetais e apresenta em sua composição carboidratos complexos, fibras, vitaminas do complexo B, minerais como potássio, fósforo, magnésio, zinco, ferro, cálcio e pouca quantidade de colesterol e sódio. Possuem