demonstraçoes financeiras
Os dados coletados pela contabilidade são apresentados periodicamente aos interessados de maneira resumida e ordenada, formando , assim , os relatórios contábeis.
Os chamados relatórios contábeis são elaborados de acordo com as necessidades dos usuários.
Dos inúmeros relatórios que há em contabilidade, destacam-se aqueles que são obrigatórios de acordo com a legislação brasileira ( Lei das Sas. ) e são conhecidos como Demonstrações Financeiras ou Demonstrações Contábeis.
PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As três principais Demonstrações Financeiras obrigatórias por lei são:
- Balanço Patrimonial (BP)
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
O tratamento destas demonstrações financeiras varia de acordo com o tipo de constituição da sociedade empresarial, sendo que há dois tipos principais de sociedades:
- Sociedade Anônima (SA)
- Sociedade por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.)
PERÍODOS DE APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
1- A Lei das Sociedades Anônimas estabelece que, ao fim de cada período de 12 meses, a diretoria da empresa fará elaborar, com base na contabilidade, as Demonstrações Financeiras.
2- Esse período é denominado Exercício Social ou Período Contábil. Em princípio não há necessidade que o exercício social coincida com o ano civil, mas para fins de Imposto de Renda o encerramento somente poderá ser em 31-12 de cada ano.
3- As sociedades anônimas de capital aberto (empresas que negociam ações na bolsa de valores) e as instituições financeiras (bancos, financeiras etc.) devem publicar as demonstrações financeiras semestralmente para melhor informar o público interessado.
REQUISITOS PARA PUBLICAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
As Demonstrações Financeiras devem ser publicadas, também, com a indicação dos valores correspondentes ao exercício social anterior, de forma que o usuário conhecerá os valores do exercício