alimentos
2. Os melhores alimentos para os seus ossos
3. Ossos fortes e saudáveis. Para que nossos ossos permaneçam saudáveis por toda vida é preciso um cuidado especial com nossa alimentação desde a infância, momento em que fazemos nosso “banco de osso”. A medida que a idade avança e sobre tudo nas mulheres na menopausa, os ossos vão se desgastando e, com uma alimentação correta isto pode ser minimizado.
4. Vai um leitinho aí? O cálcio é a pedra angular de ossos fortes. Adultos com menos de 50, tem a necessidade de ingerir, no mínimo, mil miligramas por dia, em quanto pessoas acima de 50 precisam de 1.200 miligramas por dia. A principal fonte de cálcio é o leite. Por isso, o que está esperando?
5. Leite não é o seu forte? Não tem problema, substitua por iogurte ou queijos. Eles também são excelentes fontes de cálcio. Uma fatia de queijo suíço tem quase a mesma quantidade de cálcio do que um copo de leite. Se você for intolerante à lactose, existem uma série de produtos sem lactose. Peça a seu médico orientações sobre qual o melhor produto para seu caso.
6. Sardinhas. Você sabia que a sardinha também é uma excelente fonte de cálcio? Barata e fácil de encontrar, em uma porção se encontra toda a quantidade de cálcio que precisa para o dia. Aproveite!
7. Salmão. Tal como a sardinha, o salmão é um boa fonte de cálcio, porém, tem uma vantagem, já que também é rico em vitamina D, substancia que ajuda na absorção do cálcio. Também é rico em ômega 3. Este tipo de alimento previne a osteoporose, principalmente, em idosos.
8. Verduras bem verdes. Você pode se surpreender em saber que, em algumas verduras, o cálcio se encontra em abundância. Optar pelos vegetais mais verdes, como brócolis, couve, etc, é a melhor opção, já que eles concentram uma maior quantidade do elemento.
9. Suplementos de cálcio. São uma maneira fácil de corrigir ou aumentar a sua ingestão de cálcio. Mas, se você já está ingerindo suficiente