Alimentos
Reações:
Resultados:
Nos tubos contendo glicose e frutose, formou-se, após a adição de H2SO4, um anel avermelhado-escuro nas soluções. Após a formação desse anel, a solução adquire a coloração avermelhada quase preta. Isso se deveu à formação de hidroximetilfurfural (HMF) e de furfural, pois os carboidratos utilizados são hexoses (6 átomos de carbono). O H2SO4 rompeu as ligações glicosídicas presentes nas moléculas desses carboidratos e desidratou os monossacarídeos formados. Como esses compostos são incolores, adicionou-se um composto chamado reativo de Molisch, que reagiu com os produtos e provocou o aparecimento dos aneis avermelhados
No tubo contendo água destilada não ocorreu a formação do anel, pois a mesma não possui carboidratos que reagem com o H2SO4, não ocorrendo reação nenhuma.
Resultados da Reação de Seliwanoff
Reações:
Resultados:
No tubo contendo frutose, após a adição do reativo de Seliwanoff, ocorreu a formação de uma solução de coloração vermelho claro, pois, na sua fórmula estrutural, há a presença de um grupo cetona, tornando a molécula uma Cetose. Em presença de ácidos fortes, têm suas ligações glicosídicas quebradas e são formadas em monossacarídeos, que são desidratados, formando o HMF, que se condensa com o resorcinol presente no reativo de Seliwanoff, formando um produto vermelho.
Nos tubos contendo glicose e água destilada não ocorreu nenhuma reação, pois a água destilada não possui nenhum carboidrato, e a glicose não possui um grupo cetona, mas sim um grupo aldeído, que na presença do reativo de Seliwanoff, demora mais tempo para ocorrer a mesma reação que ocorreu com a frutose, pois a reação com cetoses é mais rápida e mais intensa pela maior facilidade de formação de HMF.
Reação de lugol
Reações : +
Resultados:
No tubo contendo amido houve a formação de um composto de coloração azulado com precipitação, pois o iodo metálico presente na solução de lugol forma