Alimentos Transgênicos
Brasil
Eduardo Darabas
Kim Dordete
3º B
Alimentos Transgênicos
●
●
Os transgênicos, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria. Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo como a engenharia genética, fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.
Alimentos Transgênicos
●
O uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano. Não por acaso o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em 2008, depois de cerca de dez anos de plantio de transgênicos, sendo mais da metade deles destinados à soja, primeira lavoura transgênica a ser inserida no País.
Alimentos Transgênicos
No ano passado, as lavouras transgênicas cobriram 31,8 milhões de hectares e a safra total atingiu 63,7 milhões de hectares, ou seja, as lavouras não transgênicas ainda ocupavam uma área maior que as transgênicas.
●
Esse avanço impressiona, ainda mais considerando-se que há cinco anos o cultivo total com transgênicos no país era de apenas 1,2 milhão de hectares.
●
Alimentos Transgênicos
Uma das principais produções transgênicas é a soja modificada, tolerante a herbicidas. Seu cultivo foi autorizado pela CTNBio em 1998, mas liberado apenas em 2004, quando já vinha sendo plantada ilegalmente havia anos. Já em 2012 ela respondia por 85% de toda a soja plantada no país, ocupando mais de 21 milhões de hectares.
●
A previsão para 2013 é de que a proporção da soja transgênica suba para 88,8%, equivalente a uma área de
24,4 milhões de hectares, de longe, a maior dedicada a cultivares transgênicos no país.
●
Transgênicos