Alimentos Termogênicos
Substâncias naturais que aceleram o metabolismo
TERMOGÊNESE:
Energia na forma de calor gerada ao nível dos tecidos vivos.
Diretamente proporcional à taxa de metabolismo basal,
É capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente.
Do ponto de vista fisiológico:
Termogênese obrigatória referente a TMB, ou seja, o gasto do nosso metabolismo em repouso, responsável pela manutenção das funções do organismo, processos fisiológicos, respiração, circulação, secreção de hormônios,etc.
Termogênese facultativa (todo calor produzido além da TMB) acontece com nossas atividades diárias e também com alimentação e adaptação a mudanças de temperatura ambiente. Delas, a atividade física é a que queima mais energia (até 40% do total).
A termogênese está estritamente associada ao metabolismo.
METABOLISMO É uma série de reações químicas e hormonais que acontece no corpo para gerar energia e mantê-lo em funcionamento.
É influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios.
Normalmente, quando se é jovem, o metabolismo é mais rápido.
Está diretamente ligado ao gasto energético total (GET), ou seja, toda energia consumida pelo organismo durante o dia e que depende de quatro fatores: 1) TAXA METABÓLICA BASAL (TMB) OU DE REPOUSO (TMR) – Gasto energético mínimo para manutenção dos processos vitais.
2) GASTO COM ATIVIDADES FÍSICAS (GAF) – Voluntárias ou Involuntárias. Sua contribuição para o GET pode variar de 15% (pessoas extremamente sedentárias) e variando de 30-50% (trabalhadores braçais e atletas)
3) TERMOGÊNESE ADAPTATIVA (TA) - Que se refere ao aumento do metabolismo, da produção de calor e, portanto, do gasto energético. A TA é aumentada principalmente quando estamos em ambientes frios e também quando consumimos excesso de alimentos/calorias e;
4) EFEITO TÉRMICO DOS ALIMENTOS (ETA) - Refere-se à