Alimentos Funcionais no Esporte
A portaria nº 398 de 30/04/99 da Secretaria de Vigilância Sanitária do
Ministério da Saúde define que “alimento funcional é todo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido na dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica”.
A ingestão desses alimentos por atletas e esportistas, está relacionada à ação antioxidante, ou seja, diminuição da produção de radicais livres que são formados em maiores quantidades durante o exercício, especialmente nas atividades de longa duração.
Durante a prática esportiva ocorre um aumento de 10 a 20 vezes no consumo total de oxigênio do organismo e um aumento de 100 a 200 vezes na captação de oxigênio pelo tecido muscular, o que contribui para a ocorrência de danos celulares, prejudicando a recuperação muscular e, com isso, o desempenho do atleta.
Os radicais livres podem, também, causar outro importante prejuízo ao atleta: causar um déficit no sistema imunológico e, com isso, facilitar o aparecimento de patologias como gripes, resfriados, pneumonias, etc.
Para atender todas as necessidades de nutrientes essenciais na dieta de atletas e esportistas, além de enriquecê-la com alimentos funcionais, que podem comprovadamente atenuar os efeitos maléficos dos radicais livres, recomenda-se uma alimentação amplamente variada e com inserção de alguns dos alimentos descritos na tabela a seguir.
Nutriente com ação funcional
Flavonóides
Ácidos Graxos ômega - 3
Ácido alfalinolênico
Licopeno
Isoflavona
Propriedades para a saúde e esporte Antioxidantes e previnem o câncer, além de representarem atividade antiinflamatória. Por isso podem ser eficazes para auxiliar a recuperação muscular. Redução do colesterol ruim (LDL); apresentam ação antiinflamatória.
Melhoram a recuperação muscular.
Estimula o sistema imunológico e
tem