alimentos biologicos
Alimentos Biológicos
Índice
Introdução
O nosso grupo é constituído por três elementos: o Jorge, o Miguel e a Vanda. O tema escolhido foi Alimentos Biológicos.
Este trabalho tem como objetivo o estudo de um modo de agricultura sustentável que se denomina por Agricultura Biológica, comparando-a com a Agricultura Convencional. Para além deste, são também nossos objetivos: mencionar as vantagens e desvantagens provenientes da aplicação deste método de agricultura, apresentar alguns exemplos de alimentos biológicos e os locais onde os consumidores podem ter acesso, bem como referir a legislação que regula a rotulagem e certificação dos produtos biológicos.
A agricultura convencional prolonga constantemente a contaminação do solo e das águas, erosão do solo e todo o desrespeito pelo ambiente com o seu único objectivo de produzir grandes quantidades a qualquer custo. Pretende-se com a agricultura biológica produzir alimentos de elevada qualidade nutritiva, sem resíduos químicos, promover a qualidade e não apenas a quantidade, elaborada sempre a pensar na preservação do ambiente e da saúde humana. Este tipo de agricultura desenvolve produções diretamente no solo, de modo a que a planta possua todos os nutrientes de que necessita, evitando o uso de fertilizantes e pesticidas químicos para o combate a pragas, usando para tal meios alternativos como a luta biológica, rotações de culturas, adição de detritos orgânicos, entre outros, recupera técnicas de agricultura tradicional, usando simultaneamente tecnologia moderna.
Os produtos biológicos são assim mais saborosos e conservam-se melhor, não contém resíduos químicos e possuem maior teor em matéria seca, de minerais e vitaminas. No caso de produtos animais, o consumidor tem a garantia que estes são produzidos respeitando princípios éticos e que os animais são alimentados com produtos sãos e biológicos.
Alimento biológico
Para ser considerado