ALIMENTAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
I CONCEITOS IMPORTANTES
1) Alimentos - substâncias introduzidas no organismo com o objetivo de promover crescimento, reparação dos tecidos, produção de energia, manutenção e equilíbrio das diversas funções metabólicas e orgânicas. Constituem-se de concentrações diferentes de nutrientes e são classificados de acordo com sua atuação principal no organismo, em:
Construtores ou Plásticos - ricos em proteínas (para o crescimento, formação e manutenção de músculos, ossos, nervos, etc.).
Energéticos - ricos em carboidratos e lipídios (fornecem a energia p/ suprir a vida).
Reguladores ou Protetores - ricos em vitaminas, sais minerais e fitoquímicos (saúde: pele, olhos, cabelos; proteção contra doenças).
2) Nutrientes - substâncias químicas constituintes dos alimentos indispensáveis à saúde. Sua carência conduz a enfermidades, como: anemia, queda de cabelos, desnutrição. Promovem crescimento, reparo e saúde; exigidos em quantidades certas pelo organismo. Macronutrientes - carboidratos, proteínas e lipídios (gorduras).
Micronutrientes - vitaminas, sais minerais, e substâncias fitoquímicas.
3) Substâncias Não-Nutrientes Essenciais à Vida
Água - maior componente celular. Essencial às reações bioquímicas.
Fibras - protetores da saúde presentes em vegetais.
4) Macronutrientes – necessários em maiores quantidades. Sua combustão produz energia para o organismo. Suas principais fontes e funções são:
Carboidratos - são absorvidos sob a forma de monossacarídios: glicose, frutose e galactose. Todos os carboidratos ingeridos são degradados a glicose, frutose e galactose para serem absorvidos. Uma pequena parte é armazenada sob a forma de glicogênio, no fígado e no músculo esquelético, mas todo o excedente de carboidrato é transformado em triglicerídios e armazenado no tecido adiposo (isto é: engorda).
Funções:
Fornecer energia para as atividades corporais, execução de trabalhos, funcionamento