Impressão Tweetar Alimentação saudável e qualidade de vida
629 palavras
3 páginas
Hábitos alimentares saudáveis começam na infância, desde o aleitamento materno. A correta seleção dos alimentos influencia na manutenção de um peso corpóreo saudável. O papel dos pais nesse sentido é fundamental, pelo ambiente nutricional que proporcionam aos filhos, atuando como modelo de determinados padrões alimentares.A boa nutrição exerce papel importante na prevenção e na redução dos riscos de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica um conjunto de fatores de risco responsável pelo aumento das DCNT: diabetes mellitus, obesidade, hipertensão arterial, dislipidemias, câncer e outros coadjuvantes, como tabagismo, consumo de álcool e excesso de gorduras saturadas, aliadas ao baixo consumo de frutas e vegetais.
A ciência da nutrição já identifica compostos presentes em determinados alimentos (alimentos funcionais ou nutracêuticos) que são capazes de influenciar positivamente nos processos orgânicos. Várias pesquisas científicas têm mostrado os benefícios dos alimentos na prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose, câncer e, mais recentemente, em patologias que envolvem a atividade intelectual/cognitiva, como o Mal de Alzheimer.
Não existe "alimento mágico" capaz de garantir, sozinho, a manutenção da saúde. Ao planejamento de dietas saudáveis deve se incorporar o conceito de escolha inteligente, ou seja, escolher alimentos de fácil preparação, de baixo custo, com baixo teor de gorduras saturadas e açúcares e ricos em fibras, o que deve fazer parte do hábito familiar.
A alimentação deve ser colorida e variada, contendo alimentos de todos os grupos - carnes, lacticínios, doces, grãos, frutas e vegetais. A palavra de ordem é MODERAÇÃO. Deve-se estimular o consumo de alimentos regionais e locais, valorizando a cultura com alimentos mais nutritivos e com mais sabor. Alimentação saudável é entendida como aquela que faz bem, promove a saúde e deve ser orientada desde a infância até a idade adulta.
Todo