Alienação Religiosa
Como é abordado no texto “A filosofia e a religião grega”, a religião impõe que o mundo era governados pelos Deuses, e os gregos acreditavam nessa concepção de mundo, e assim era considerado um mundo fundamentalmente religioso, por outro lado a filosofia diz que tudo precisa de uma origem, sendo assim acredita-se que exista um Deus que seria o principio de tudo. Contudo falaremos mais especificamente do texto “Necessidade e vontade”.
O texto aborda pontos muito discutidos desde que o homem começou a indagar a si próprio, e tentar desvendar mistérios como: de onde veio? E para onde vai? Mas só de uma coisa temos certeza, à morte, pois esta fadado a morrer e não importa o que faça ou as escolhas que tome, é certo de que a morte chegará. Essa incerteza de para onde ir gera medo na maioria das pessoas, e com a ideia de bem ou mal criada pela religião, fermenta ainda mais esse medo, pois é muito difícil aceitar a ideia de ir para um lugar de sofrimento e solidão eterna.
E ao se deparar com certas circunstancias da vida, as pessoas recorrem ao todo poderoso Deus, gerador de vidas e “criador de destinos”, pedindo a salvação e perdão pelos erros cometidos durante a vida. A ideia de que Deuses são causadores de sorte e de consequências durante a vida é totalmente errônea, pois destino é uma ilusão gerada por mentes amantes de religião. A ideia de que a vida é como um filme planejado, editado e finalizado não faz o menor sentido, pois que graça teria a vida? Isto é, desse modo às verdadeiras escolhas não existiriam a vida não teria o sentido de liberdade e quanto ao nosso livre-arbítrio?
A vida pode sim ser tratada como um filme, mais dirigido e editado por você, e a morte é sim uma determinação, mais uma determinação que será resultado de suas escolhas e consequências adquiridas durante a vida.
Alunos: Jailson Lima de Araújo Júnior, Henrique Gama