Custos
No mercado atual, é necessário que as empresas estejam atentas em relação à Análise de Custos de seus produtos, pois é algo essencial para a Administração de uma empresa. Neste capítulo iremos verificar as técnicas de controle da Análise dos Custos, mostrando que ao implantar em seu ambiente operacional, tende a auxiliar o desempenho no processo de tomada de decisões, elaboração de estratégias para alavancagem de seus produtos, aumentar a margem de lucro e reduzir os custos, mantendo as qualificações de seus produtos e proporcionando aos clientes um valor inferior oferecido pelos concorrentes, enxergar as tendências e entre outros. Através dessa análise, que pode ser adquirida por qualquer empresa, tal como: agrícola, pecuária, prestadores de serviços entre outros, é possível ter mais eficácia e eficiência em seu negócio, seguindo todos os critérios, e cálculos necessários, tornando a empresa mais capacitada, segura e competitiva dentro do mercado.
A Contabilidade de custos é o ramo da Contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação, de desempenho, de planejamento e de controle das operações e de tomada de decisões.Leone (1997, p. 19)
Crepaldi (2002, p. 13) define Contabilidade de custos como:
Uma técnica utilizada para identificar, mensurar e informar os custos dos produtos e/ou serviços. Ela tem a função de gerar informações precisas e rápidas para a administração e para a tomada de decisões.
Custos - é todo gasto relacionado a aquisição ou produção de mercadorias.
Para Padoveze (2004, p. 270)Custo são gastos, que são investimentos, necessários para produzir os produtos da empresa. São gastos por ela efetuados que farão nascer os seus produtos. Portanto, podemos dizer que os custos são gastos relacionados com os produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral, são