DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL 0-3 ANOS FREUD
DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL 0-3 ANOS
São Paulo
2013
TURMA DE PSICOLOGIA
DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL 0-3 ANOS
Trabalho apresentado com o objetivo de demonstrar a visão de Freud sobre o Desenvolvimento Psicossexual.
São Paulo
2013
RESUMO
As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto na sexualidade conservadora do final do século XIX, visto que até esta época a criança era vista como um símbolo de pureza, um ser assexuado.
Ao longo dos tempos, a sociedade vem, pouco a pouco, familiarizando-se e compreendendo as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Sexualidade esta que evolui, segundo Freud, de acordo com etapas de desenvolvimento que ele denominou de fase oral, anal, fálica, latência e genital.
Este trabalho foi realizado visando esclarecer as fases do desenvolvimento psicossexual e a importância deste processo.
Na fase oral, o prazer sexual, predominante relacionado a excitação da cavidade oral e dos lábios, está associada a alimentação, durante os primeiros 18 meses de vida.
Já na fase anal o acompanhamento à maturidade fisiológica para controlar os esfíncteres, a atenção da criança se volta da zona Oral para a Anal, Essa mudança proporciona outros meios de gratificação libidinal (erotismo anal) bem como de expressão da agressividade emergente (sadismos anal), desse modo as polaridades entre sadismo/erotismo, são expressas em conflitos relacionas a ambivalência, atividade/passividade, denominação, separação e individuação.
Segundo Sigmund Freud, o ser humano está sujeito, desde o nascimento a um desenvolvimento, segundo o qual o direcionamento da libido em cada estágio determina a construção e estruturação da personalidade.SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
LINGUAGEM 9
DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL 10
BIBLIOGAFIA 11
INTRODUÇÃO
Freud
Freud nasceu em Freiberg, Moravia, em 1856. Ingressou na