karl marx
Karl Marx foi um revolucionário, cientista social, que marcou a história política com suas ideias humanitárias. Ideias que buscaram promover uma distribuição de renda justa e equilibrada. Suas ideias influenciaram a chamada Revolução Socialista, movida pela metade da população mundial da época.
Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de maio de 1818 em Tréveros, província alemã do Reno. Em julho de 1836, Marx matriculou-se na universidade de Berlim, capital da Prussia. Em Berlim se integra ao Clube dos doutores da esquerda hegeliana. Nascido judeu, educado na religião cristã (protestante), tornou-se ateu, por influencia dos freqüentadores do clube. Marx casou-se na igreja luterana e sua mulher, além de cuidar da casa e dos filhos, ajudava-o na redação do jornal, do qual era chefe. Karl Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Karl Marx escreveu as seguintes obras: A Sagrada Familia e Ideologia Alemã (1845), A Miséria da Filosofia (1847), Manifesto Comunista (1848) e O Capital em (1867). Marx era ateu muito antes de ser comunista. Karl Marx morre em 14 de março de 1883 aos 64 anos.
OS INFLUENCIADORES DE MARX.
Na Prussia a doutrina de Hegel tornou-se ideologia oficial. Marx teve influência hegeliana. “[1]Marx aprendeu de Hegel a interpretação dialética da historia, a essência social do homem, a sigficação do fator trabalho para sua autocompreensão e o reconhecimento da alienação. Aceitou de Hegel não só o profundo sentido pela história, mas tambem o carater totalizante e totalitário de seu sistema.” Contudo, posteriormente Marx veio a criticá-lo por considerá-lo um filosofo contemplativo. Rejeitou o idealismo hegeliano, substituindo-o pelo materialismo. Neste ponto predominou a influencia de Feuerbach. Para este filosofo, segundo Marx, a filosofia é a