Alienação parental
Esse capítulo inclui técnicas gerais de avaliação e procedimentos básicos de aplicação e correção do WISC-3. É muito importante ler este capítulo com atenção, antes de aplicar os subtestes, urna vez que aqui se explicam os princípios de administração que se referem a todos ou a alguns subtestes específicos.
PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA O USO DO WISC-3
Limites Apropriados de Idade
O WISC-3 foi desenvolvido para ser usado com crianças de idade desde 6 anos até 16 anos e 11 meses. Os itens do teste, os materiais e as instruções para aplicação foram escolhidos por sua adequabilidade e eficiência com crianças dentro dessa faixa etária. O W1SC-3 sobrepõe-se ao WPPSI-R para crianças de 6 anos a 7 anos e 3 meses. Na maior parte dos casos de crianças nesta faixa etária, com capacidade abaixo da média, convém usar o WPPSI-R, porque este apresenta uma base inferior à do WISC-3. Para crianças nesta mesma faixa etária, mas com capacidade superior à média, deve-se usar o WISC-3, uma vez que este faz uma exigência maior do que o WPPSI-R. Da mesma forma. o WISC-3 e o WAIS-R sobrepõem-se para adolescentes na idade de 16 anos, O WISC-3 tem uma menor exigência que o WAIS-R e pode proporcionar uma estimativa melhor da capacidade de um adolescente de 16 anos com um funcionamento intelectual inferior. Além disso, os escores em QI verbal e Qi de execução no WAIS-R se estendem até 54 e 49 nos respectivos limites inferiores, enquanto os escores em QI do WISC-3 se estendem até 46. O capítulo 6 deste Manual discute mais detalhadamente a comparação dessas escalas.
Procedimentos Padronizados
O objetivo do WISC-3 é avaliar o desempenho de uma criança sob um conjunto fixo de condições. Para obter resultados que sejam interpretáveis de acordo com as normas nacionais, deve-se seguir cuidadosamente as instruções de aplicação e avaliação, apresentadas no capítulo 4, pois esses procedimentos foram usados para a padronização da escala.