ALIENAÇÃO PARENTAL
A realidade do mundo contemporâneo, seus dilemas e contradições fazem com que a todo estante seja retomada no cotidiano dos indivíduos a questão da justiça. Mas do que nunca sujeitos são levados a uma procura cada vez maior das instituições jurídicas para solucionar seus conflitos.
A essa realidade associa-se a evolução dos costumes, que levou a mulher ao mercado de trabalho, convocou o homem a participar das tarefas domésticas e a assumir o cuidado com a prole antes exclusivamente feminina. Esse cenário se modificou devido a evolução das relações familiares. Novos formatos de famílias, novos conflitos, entre ele: A Alienação Parental, tema desse estudo.
O estudo está organizado em 3 Capítulos cujo conteúdo se expõe a seguir: No 1º Capítulo, será abordado o direito de família, o relato breve de sua evolução histórica; o seu conceito.
No 2º Capítulo adentra-se-á efetivamente no tema em comento, far-se-á mister a análise do conceito de Alienação Parental, sua diferença com a Síndrome de Alienação Parental, suas causas e efeitos na vida da criança envolvida com a Alienação Parental.
Enfim no 3º e último capítulo abordará a lei de Alienação Parental, e as medidas de intervenção e os movimentos.
Com isso, a presente monografia pretende demonstrar que a Síndrome de Alienação Parental tem efeitos gravíssimos. Os danos causados as crianças e adolescentes resultantes dessa prática a partir da degradação familiar, leva ao rompimento de vínculos parentais, e insere a criança em um universo imaginário de afastamento e abandono emocional prejudicando sua formação psíquica, podendo causar danos irreparáveis para o resto de sua vida.
1 DIREITO DE FAMÍLIA
1.1 conceito de família
O direito de família é, de todos os ramos do direito, o mais intimamente ligado á própria vida, uma vez que, as pessoas provêm de um organismo familiar e a ele conservam-se vinculadas durante a sua existência, mesmo que venham a constituir nova família pelo casamento ou