Recursos do Subsolo
Geografia A
Índice:
1. Introdução
a. Os recursos do subsolo
b. Do recurso à reserva
2. O suporte Físico
a. Os tipos e a formação das rochas
b. A fossilização e os combustíveis fósseis
c. O papel da orogénese e da tectónica na possibilidade da exploração dos recursos do subsolo
3. O subsolo enquanto recurso
a. A importância da indústria extrativa
b. Distribuição e evolução dos recursos
i. Rochas ii. Minerais iii. Águas
c. Os usos
i. Matéria- prima ii. Energéticos iii. Turísticos
d. Os desafios e as medidas de gestão e rentabilização
i. Problemas ii. Novas perspetivas de exploração e revitalização dos recursos do subsolo
1) Introdução:
a) Os recursos do subsolo:
Os recursos do subsolo são indispensáveis ao devido funcionamento da economia global, o que explica a sua intensa exploração e transformação e a promoção de estratégias que garantam a diversificação e o acesso a novos recursos.
À parte da crusta terrestre frequentemente abaixo do solo dá-se a designação de subsolo que é constituído essencialmente por rochas, gases e por fluidos. Apesar da elevada importância dos recursos do subsolo, estes não se encontram distribuídos de modo uniforme na superfície terrestre e é graças aos avanços científicos e tecnológicos que se tem prosperado na exploração das chamadas jazidas (concentrações significativas no subsolo de substâncias minerais úteis e que podem ser exploradas economicamente). No caso de Portugal esta exploração é pouco significativa a excessão de determinadas áreas do país nas quais esta tem contribuído para o incremento do valor de produção.
b) Do recurso à reserva:
Os padrões de consumo dos recursos naturais, especificamente os não renováveis, vão conduzir ao seu esgotamento. A exploração destes recursos (não renováveis) subdivide-se então em duas categorias considerando-se o critério da viabilidade económica e o do alargamento dos conhecimentos geológicos:
Recursos: Matéria natural com