Alienação parental
CURSO DE DIREITO
FRANCISCA ILAILA PAULA MARQUES
GUARDA COMPARTILHADA: UMA POSSIBILIDADE PARA SE
EVITAR A ALIENAÇÃO PARENTAL
Fortaleza
2010
FRANCISCA ILAILA PAULA MARQUES
GUARDA COMPARTILHADA: UMA POSSIBILIDADE PARA SE
EVITAR A ALIENAÇÃO PARENTAL
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Direito da Faculdade 7 de Setembro como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Direito.
Professor orientador: Ms. Tiago Araújo Filgueiras
Fortaleza
2010
RESUMO
MARQUES, Francisca Ilaila Paula. Guarda Compartilhada: uma possibilidade para se evitar a Alienação Parental. Fortaleza, 2010.
Projeto de pesquisa – Curso de Direito, Faculdade 7 de Setembro.
Este trabalho tem como finalidade demonstrar a importância da guarda compartilhada como forma de evitar a síndrome da alienção parental, sendo esta modalidade de guarda que melhor atende aos interesses do menor, constituindo a este a convivência com ambos genitores, rompendo paradigmas e instalando uma nova concepção para a criação e educação dos filhos de pais separados. A presença dos pais na formação dos filhos é indispensável e a participação de ambos os genitores evita-se a pratica da alienação parental. A síndrome da alienação parental propõe a destruição do vínculo afetivo do menor com o genitor não guardião, causando a ambos sofrimento. A criança não deve ser usada como forma de penalizar o outro genitor pelas frustrações vividas na vida conjugal, devendo observar o que for melhor para os filhos menores. O interesse destes deve prevalecer sobre a vontade dos genitores.
Palavras-chave: Família, Guarda Compartilhada, Alienação Parental.
PROVÁVEL SUMÁRIO
INTRODUÇAO
1 CONCEITO DE FAMÍLIA
1.1