Alfabetização
Alfabetização na educação infantil, nos leva como professores a indagar: * É para alfabetizar na educação infantil? * O que é alfabetizar na educação infantil? * Como alfabetizar?
Com o ensino fundamental de 9 anos instituído no ano de 2004, se antecipa a entrada das crianças na escola e com isto impondo desafios aos profissionais da educação, particularmente no que diz respeito aos processos de alfabetizaçao e letramento.
Com a entrada de crianças nessa faixa etária, é preciso estar atento para as especificidades de aprendizagem dessa idade, principalmente porque esse é um momento da aquisicao inicial da escrita e da leitura, levando em conta as competências, os desejos, as necessidades e os objetivos destas crianças. Nesse sentido, o ingresso na escola, aos seis anos, precisa ser interpretado como uma oportunidade para dar mais tempo e chance aos alunos para vencerem as etapas necessárias para aprenderem a ler e escrever.
O aprender a escrever e a ler na educação infantil deve estar em sintonia com o que é próprio dessa faixa etária, considerando a experiência prévia das crianças com o mundo da escrita, em seus espaços e também através de um trabalho feito com temas de interesse do universo infantil e que estas crianças desde o início deste processo possam é praticar de verdade, a leitura-compreensão e a produção-comunicação, com o letramento e alfabetização fazendo parte deste momento, dentro das diferenças existentes nos dois. Para oferecer subsídios pedagógicos para a reflexão e orientação na concepção de currículos, foi criado o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil para contribuir com o planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas educativas, além da construção de propostas pedagógicas que respondam às necessidades das crianças e de seus familiares.