Drogadição
De acordo com o dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, a palavra “droga” vem do francês drogue = “ingrediente de tintura ou de substancia química e farmacêutica, remédio, produto farmacêutico”. Relatos dizem que sua origem seria talvez do holandês drooge vate (tonéis de folha seca) ou do árabe dúrawa, dráwa, drowa (bala de trigo).
Segundo a Organização Mundial de Saude (OMS), o termo “droga” possui uso variado. Em medicina, refere-se a qualquer substancias com potencial de prevenir ou curar doenças ou melhorar o bem estar físico ou mental. Popularmente é associado a substancias de uso proibido, como maconha, cocaína, heroína. As classificações profissionais procuram indicar que substância de uso habitual não medica ou recreativo, tais como cafeína, tabaco e álcool, sejam também enquadrados como drogas à medida que são consumidas, em partes por seus efeitos no cérebro.
Para muitas pessoas, as drogas são consideradas substâncias demoníacas e sua presença esta intimamente associada à destruição doa valores sociais. As drogas, por si só, não são boas nem ruins. Depende do tipo de relação que determinada pessoa mantem com uma determinada substancia em determinada situação. Aliás, os valores que cada sociedade tem sobre as drogas tem mudado ao longo do tempo e conforme a região do planeta, bem como a aceitação ou rejeição da cada sustância.
Em tempos mais antigos as drogas na maioria das vezes eram usadas como remédio, para diminuir o sofrimento das pessoas. Não eram vistas como algo divertido ou que rendesse status. Atualmente o significado do consumo de drogas foi alterado, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, o aumento da produção e aumento do poder econômico em algumas classes, houve a disseminação das drogas com outro significado na sociedade.(Gicovate, Flávio. 1992).
O conhecimento do uso de drogas entre os jovens é primordial, especialmente por quatro motivos: (a) a maioria das pessoas começa a usar drogas na juventude e é entre os