Questionario psicologia juridica
Resposta: É a Psicologia que ajuda o direito a atingir seus fins. É a psicologia para o direito, e não aquela que o questiona, nem aquela capaz de interrogá-lo em seus alicerces epistemológicos. Por isso, a psicologia jurídica stricto sensu ou psicologia para o direito, tem estado longe da questão dos fundamentos e da essência do direito.
A serviço do direito estão a psicologia geral, social, diferencial, do desenvolvimento, da personalidade e psicologia clínica, seja normal ou patológica.
2- Defina o conceito de personalidade:
Resposta: Personalidade é o conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e com o meio, numa equação de fatores hereditários e vivenciais. Como se pode notar, a personalidade está fundada numa construção, e não num grupo de características estanques e adquiridas pelo nascimento.
3- De que forma a personalidade se estabelece nos primeiros anos de vida do ser humano?
Resposta: Costuma-se atribuir às crianças, mesmo bem pequenas, características que são consideradas como sua personalidade. Estas são na verdade, os fatores inatos, que integram e dão início à formação da personalidade que, para se consolidar, agrega, fundamentalmente, as experiências dos primeiros cinco anos de vida do indivíduo em contato com o meio, especialmente com os pais. Nesses primeiros anos, as bases do funcionamento mental são determinadas, isto é, a forma como a pessoa se relaciona com os outros e com o ambiente, como reage a situações, etc.
4- Explique os três sistemas do aparelho psíquico apresentadas na Primeira Tópica:
Resposta: Inicialmente distinguiu três sistemas: o inconsciente, o consciente e o pré-consciente.
O sistema consciente foi concebido como representante dos instintos e das pulsões. Podemos entendê-lo metaforicamente como um enorme depósito escuro e desordenado onde são guardados “conteúdos mentais censurados por serem