Gabarito questionário UNIP filosofia e psicologia jurídica
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
Marque a alternativa incorreta: 1) Os bens deste mundo, criados por Deus, podem ser maus em si próprios. Eles se tornam maus pelo uso que deles venha a fazer o homem.
2) Os bens são meios, não fins. Meios ordenados ao aperfeiçoamento das criaturas. A propriedade qualifica-se moralmente pelo espírito de quem tenha sido favorecido pela Providência.
3) A escravidão é consequência do pecado e deve ser superada pelo espírito de caridade. Também enaltece o trabalho nas diferentes atividades humanas, embora dentro de uma hierarquia.
4) Agostinho repudia a usura. Prestigia o casamento. Seus fins: perpetuação da espécie, união espiritual, fidelidade e ajuda mútua dos esposos.
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Apenas a assertiva 1.
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
Sobre o Jusnaturalismo:
I. Essa concepção surge, de modo cristalino, nas concepções de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.
II. A Cidade de Deus é o lugar regido pela lei divina que contrasta com a cidade dos homens, regida pela lei humana. A tarefa de incorporar a lei divina no âmbito da lei humana é o que deve ser realizado pelo Direito.
III. Na concepção tomista há uma lei eterna, uma lei natural e uma lei humana.
IV. A lei eterna regula toda a ordem cósmica (céu, estrelas, constelações etc.) e a lei natural é decorrente dessa lei eterna.
Estão corretas:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Todas as assertivas.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
Leia atentamente as alternativas abaixo:
I. Platão deixou-nos uma vasta obra filosófica que trata de temas diversos, dentre os quais a questão do conhecimento merece especial atenção, sobretudo em função da influência que seu pensamento exerce ainda na atualidade, a despeito da significativa contribuição que deixou como legado no tocante a questões que versam sobre democracia, o valor da arte, as virtudes, o bem e a metafísica.
II. A busca