Drogadição
Belo Horizonte
2013
DROGADIÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado no Curso de Graduação referente ao Curso de Serviço Social, com o pré-requisito para o trabalho interdisciplinar.
Profa. Orientador (a): Ronaldo Campos
Belo Horizonte
2013
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
3
1.2 - Justificativa.
1.3 - Objetivos gerais
1.3.1 - Objetivos específicos
1.4 – Metodologia
2.
2.1 - Introdução
2.2 - Análises das fontes (livros e sites)
2.3 - Análises interdisciplinares
2.4 - Análises das entrevistas
3 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 - REFERÊNCIAS
5 – ANEXOS
Nós descobrimos que liberdade nada tem a ver com experimentar todas as drogas, vícios ou virtudes do mundo. Liberdade é poder escolher.
Aline Diedrich
APRESENTAÇÃO
A humanidade iniciou o seu contato com as drogas desde tempos muito remotos. As drogas têm feito parte da história da humanidade há milhares de anos. O que pode ser constatado através das modernas descobertas arqueológicas, que demonstram o conhecimento e o uso de álcool, de vegetais e fungos que contém substâncias psicotrópicas (alucinógenas, como por exemplo, o cânhamo e a papoula) em populações neolíticas. Algumas plantas vêm sendo usadas para beneficiar tanto o corpo como a mente do sujeito.
Ao longo dos séculos, o termo “droga” sofreu grandes variações. Na Grécia Antiga’, a palavra “pharmakon” pode ser traduzida veneno ou remédio. O termo “droga” é originado do holandês antigo “droog” que significa literalmente folha seca, pois, antigamente, quase todos os medicamentos eram sintetizados à