Drogadicao
DE RIBEIRÃO PRETO
IEP RP
Maria de Fátima Cury Meirelles
UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE A DROGADIÇÃO
Ribeirão Preto 2012
MARIA DE FÁTIMA CURY MEIRELLES
Um olhar psicanalítico sobre a drogadição
Monografia apresentada ao Instituto de Estudos Psicanalíticos de Ribeirão Preto – IEP RP, para obtenção do título de especialista no Curso de Teorias e Técnicas Psicanalíticas.
Orientadora: Ana Valéria Guelli Ribeiro
Ribeirão Preto
Agosto de 2012
DEDICATÓRIA
Este estudo é dedicado a todos os pacientes dependentes químicos, que atendi durante minha vida profissional, os quais através de seus questionamentos e sofrimentos estimularam em mim a vontade de aprimorar conhecimentos para uma melhor aproximação terapêutica dos mesmos.
Dedico também a minha filha Lara, fiel companheira, que sempre me estimulou a seguir adiante.
AGRADECIMENTOS
Agradeço à Profª Drª Érika Bertazone, pela dedicação estimulante e pelo incansável disponibilidade em esclarecer nossas inúmeras dúvidas e incertezas teóricas.
Agradeço também à Profª Drª Maria Helena Pessini de Oliveira, que ajudou-nos a conceber este curso e a atenção com que nos dispensou em suas aulas.
“Parece improvável que a humanidade em geral seja algum dia capaz de dispensar os ‘paraísos artificiais’, isto é, ... a busca da auto transcendência através das drogas ou ...umas férias químicas de si mesmo... A maioria de homens e mulheres levam vidas tão dolorosas – ou tão monótonas, pobres e limitadas, que a tentação de transcender a si mesmo, ainda que por alguns momentos, é e sempre foi um dos principais apetites da alma.”
ALDOUS HUXLEY
1 INTRODUÇÃO
Para muitos pacientes dependentes químicos é difícil estabelecer um bom contato com o seu mundo interno, ou seja, com seus sentimentos e vivências íntimas. Na situação de atendimento clínico individual esperam que o terapeuta “conduza” a sessão, pois muitas vezes “não sabem mais o