alfabetização
491
Consciência Metalingüística e Alfabetização:
Um Estudo com Crianças da Primeira Série do Ensino Fundamental
Sylvia Domingos Barrera1
Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto
Maria Regina Maluf 2
Universidade de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo
A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da consciência fonológica, lexical e sintática, sobre a aquisição da linguagem escrita. Esperava-se que as crianças com níveis mais elevados de consciência metalingüística apresentassem desempenho superior na aprendizagem da leitura e escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola pública de São Paulo. Os instrumentos utilizados para avaliar os níveis de consciência metalingüística foram aplicados no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlações positivas significativas entre os níveis iniciais de consciência fonológica e sintática e o desempenho final das crianças em leitura e escrita. A consciência lexical mostrou-se correlacionada apenas com o resultado final em leitura. Tais resultados sugerem a importância de se favorecer o desenvolvimento da consciência metalingüística nas séries escolares iniciais.
Palavras-chave: Consciência metalingüística; consciência fonológica; consciência lexical; consciência sintática; alfabetização.
Metalinguistic Awareness and Literacy: A Study Carried out Among First Elementary Grade Children
Abstract
This research aimed to investigate the influence of phonological, lexical and syntactic awareness in written language acquisition. The main hypothesis underlying the research was that metalinguistic abilities could facilitate written language acquisition. Subjects were
65 first-grade students at a public school in São Paulo, Brazil. The