imuno
ANTIBIOGRAMA – INTERPRETAÇÃO
As Infecções do Trato Urinário (ITU) situam-se entre as mais frequentes infecções bacterianas do ser humano, possuindo maior prevalência entre a população adulta feminina. Quando afetam apenas a porção baixa do trato urinário (bexiga) são denominadas cistites, já quando afetam também a porção superior do trato urinário (rins) são denominadas pielonefrites.
Quando sintomática, as infecções do trato urinário baixo (cistites) apresentam como principais sintomas: disúria (dor para urinar), urgência miccional, polaciúria (aumento do número de micções com diminuição do volume urinário), nictúria (volume urinário aumentado à noite) e dor suprapúbica. Febre neste caso, não é comum. Já em infecções do trato urinário alto (pielonefrite) a febre é um sintoma muito comum, sendo geralmente superior a 38 graus, além de calafrios e dor lombar.
1) Paciente vai ao médico com queixa de dor ao urinar e pouca produção de urina, além de polaciúria. O médico suspeita de infecção urinária e pede EQU (exame qualitativo de urina) e urocultura com teste. a) Como orientar o paciente para a coleta do material? Orienta-se coletar pela manhã na primeira urina, desprezar o primeiro jato e urinar dentro do frasco que o laboratório vai fornecer para a coleta.
b) Interprete o antibiograma que foi realizado com a amostra da urina do paciente.
Legenda:
Antibiótico 1 e 4:
Resistente (≤ 15mm)
Intermediário (16-18mm)
Sensível (≥ 19mm)
Antibiótico 2:
Resistente (≤ 18mm)
Intermediário (19-21mm)
Sensível (≥ 22mm)
Antibiótico 3:
Resistente (≤ 9mm)
Intermediário (10-12mm)
Sensível (≥ 13mm)
Antibiótico 5:
Resistente (≤ 12mm)
Intermediário(13-14mm)
Sensível (≥ 15mm)
2) Os antibióticos 1 e 3 desse antibiograma poderiam ser indicados para o uso no tratamento da infecção urinária deste paciente? Porque?
3) Em um antibiograma, o que significa o aparecimento de