alfabetização
Objetivos:
Favorecer a aquisição da base alfabética;
Desenvolver competências leitoras e escritoras;
Valorizar a cultura popular.
Conteúdo:
Prática de leitura
Procedimentos:
Etapas
1. Em roda, recitar parlendas com os alunos. Relembrar parlendas vistas nos anos anteriores. Leitura da primeira parlenda:
A CASINHA DA VOVÓ
É COBERTA DE CIPÓ
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
A professora confecciona o cartaz, na presença dos alunos, em seguida, lê, com o auxilio do dedo. Coloca lado a lado com o texto da lista e proporciona um momento para que os alunos percebam as diferenças entre os dois tipos de textos. Leitura da parlenda em folha individual, ilustração. Anexar na pasta de leitura.
2. Leitura de parlenda, feita pelos alunos. Solicitar que um aluno pré-silábico venha fazer a leitura no cartaz, com o dedo. A criança pré-silábica não tem estratégias de leitura e provavelmente irá ler a parlenda de maneira "corrida", acabando de recitar antes de acabarem as palavras escritas. Problematizar: quando você acabar de ler pode sobrar letras? Realizar após um trabalho de parceria, de maneira que um silábico viria auxiliar a ler, e assim até que consigam ler ajustando o oral ao escrito. Após esta leitura, em roda, fazer a montagem da parlenda, que estará recortada em tiras. Os alunos terão que utilizar estratégias para ler, já que o cartaz com a parlenda não estará á vista.
3. Leitura na lousa da parlenda, por um aluno, procurando chamar a atenção para o ajuste do oral ao escrito, como na etapa anterior. Em seguida, ditado: circule e copie as palavras que a professora ditar. A circulação de informações, nesta etapa, ocorrerá pela voz da professora, que irá socializar com os outros alunos as estratégias utilizadas pela criança que conseguirem encontrar as palavras solicitadas: "Fulano, como você descobriu que esta palavra é a que ditei”?
4. Pesquisa de parlendas que a família conhece: os alunos deverão buscar em