Alfabetização
Andreia Cardoso de Abreu
Professora-Tutora-Externa:Lais Della Giustina
Centro Universitário Leonardo da Vinci-UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped 0293)-Prática Educativa Módulo III
02/07/2012
RESUMO
Neste trabalho tenho como tema principal a alfabetização de jovens e adultos, também ressalto a importância da contribuição de Paulo Freire e Emília Ferreiro para essa alfabetização. Vejamos que assim como as crianças, os jovens e adultos também criam hipóteses ao aprender a ler e escrever. Por isso o professor deve levar em conta as características próprias da fase adulta. No Brasil temos o EJA como principal programa de alfabetização de jovens e adultos. A educação traz a inclusão social ao cidadão, por isso é de extrema importância para a sociedade que tenhamos uma nação alfabetizada.
Palavras-Chave: Alfabetização, Analfabetismo, Inclusão.
1 INTRODUÇÃO
Trabalhar com o tema alfabetização de jovens e adultos é muito importante devido ao grande número de analfabetos no Brasil. Sabemos que a alfabetização de qualidade é fundamental para qualquer cidadão, para que conheça seus direitos e deveres, também para que seja agente ativo na sociedade e que viva com dignidade. A alfabetização desenvolve o sistema cognitivo da pessoa e também para o exercício da cidadania. O EJA (educação de jovens e adultos)é um sistema de ensino voltado para a educação das pessoas excluídas tradicionalmente pela sociedade, sendo que a idade mínima é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio para as pessoas que não completaram seus estudos.
2 ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
No Brasil a alfabetização de jovens e adultos teve como grande contribuidor o filósofo e pensador Paulo Freire, e forte relação com o movimento de educação popular. A lei em nosso país assegura o direito á educação para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar durante a infância ou adolescência devido a inúmeros motivos.