Pertubações psicomotoras
DESCRIÇÃO DO CASO (SINTOMA 3): A criança tem boa percepção do espaço que a circunda, mas orienta-se com dificuldade, ou seja, é incapaz de orientar-se nos jogos coletivos em que se formam equipes (como exemplo: O jogo do gato e do rato). Quando seus pontos de referência mudam, perde-se (como exemplo: as crianças em círculo ao ser solicitado a dar um passo para frente e posteriormente um passo para a direita, ela ficará perdida).
Nesse caso é identificado que há perturbações na função Psicomotora da estrutura espacial.
As perturbações Psicomotoras interferem nas bases psicomotoras do sujeito, levando-o a desordens em todo o seu esquema corporal e sua imagem corporal.
As crianças diagnosticadas com perturbações psicomotoras precisam imediatamente ser submetidas à análise, pois quanto mais rápido o processo de reeducação comece, será minada ou minimizada a possibilidade da criança se bloquear a algum tipo de reação. Nesses casos a criança sente-se mais angustiada, e as punições e as observações das pessoas que o cercam sejam familiares ou outros, podem agravar essa angústia. A reeducação tem como objetivo propiciar aos usuários deste serviço a ressignificação de suas limitações e tomar posturas que modifiquem seus comportamentos a fim de cessar os sofrimentos. De pouco a pouco os que o cercam veram e terão a percepção dessas crianças de maneira mais positiva.
O local que a criança com perturbações psicomotoras vive é muito importante, seja em seu lar e na escola quanto em um processo de reeducação, a criança deve sentir-se apoiada, compreendida, ajudada e não julgada.
As perturbações Psicomotoras são classificadas como: Perturbações Motoras, Perturbações Intelectuais, Perturbações do Esquema Corporal, Perturbações da Lateralidade, Perturbações da Estrutura Espacial, Perturbações da Orientação Espacial, Perturbações do Grafismo e Perturbações Afetivas.
De