Psicopatologia
TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS MENORES
1. TRANSTORNOS DO SONHO
Terrores Nocturnos – acontece depois que o sujeito tem dormido entre media e 3 horas aproximadamente. A criança começa a gritar a a chorar, com os olhos abertos, deitado, sentado ou levantado da cama. Mostra sinais de intensa ansiedade tais como: pupilas dilatadas, transpiração abundante, arrepios, taquicardia e taquipneia.
O Terror Nocturno é um estado intermédio entre o sono e a vigília, e se apresenta durante o intervalo de ausência de movimentos oculares rápidos (MOR).
O terror nocturno nas crianças observa-se entre os 4 e os 12 anos de idade.
Diagnóstico Diferencial: • Pesadelos; Alucinações Hipnagógicas e Ataques Epilépticos.
Tratamento
Orientar os pais na conduta que devem seguir durante o fenómeno: acender à luz do quarto e tratar de acordar à criança delicadamente, falar-lhe, mostrar objectos de seu interesse, etc.
Sonambulismo – durante um episódio sonambúlico, o sujeito se levanta da cama, anda e realiza actos complexos, embora geralmente habituais, tais como varrer, abrir uma porta, etc; num estado incompleto de vigília e com amnésia posterior. O acto sonambúlico pode-se limitar a se sentar na cama ou a pronuciar um número de palavras ou frases. Apesar de parecer estar acordado (pois realizar acções de certa complexidade e mantém os olhos abertos), é incapaz responder às perguntas que lhe fazem.
Não se pode comunicar e é dificil de acordar. Geralmente se apresenta com maior frequência quando existe excesso de fadiga e durante os períodos de tensão emocional.
Podem ocorrer entre ½ e 3 horas depois de ter conciliado o sono, durante um período de ausência de MOR.
Começa entre os 6 e os 12 anos de idade. Passado um período de remissão pode reaparecer depois dos 20 anos de idade.
Diagnóstico Diferencial: • Epilepsia Psicomotora – se pode produzir de noite e assemelhar-se ao sonambulismo, mas se difernciam pelos seguintes sintomas: