Alfabetização
Este projeto refere-se a uma proposta de trabalho a ser realizado na Escola Municipal São José, com a turma de Educação Infantil Pré II, com alunos de faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, no Distrito São José do Mocambo, localizada na Zona Rural do Município de Esplanada, estado da Bahia.
Após observações realizadas na turma, pude constatar que alguns alunos apresentam um certo grau de dificuldade na assimilação de conteúdos apresentados pela professora. Através desta observação, decidi trabalhar com leitura de forma lúdica, pois se sabe que um dos objetivos da educação infantil, talvez o mais importante, é despertar desde cedo no aluno o gosto pela leitura.
A escola deve ter como objetivo formar cidadãos críticos, com opiniões próprias e força de caráter. Isso, em grande parte, se dá com a leitura. Sua prática traz conseqüências maravilhosas, os conhecimentos de mundo se ampliam prazerosamente, e não ocorrem por imposição. Através da leitura o aluno pode desvendar a existência ao seu redor, e, ao romper seu horizonte de expectativas, amplia seu universo de entendimento.
II – PROBLEMÁTICA
De acordo com as constatações feitas pelo estagiário na turma de Educação Infantil Pré II, nota-se que desde cedo há uma antipatia por atividades voltadas para leitura. O diagnóstico possibilitou uma reflexão sobre o problema, chegando a conclusão que seria necessário trabalhar a leitura através de atividades lúdicas.
Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer. Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança brinca, joga e se diverte. Ela também age, sente, pensa, aprende e se