alfabetização e letramento
Professora: Mônica Costa da Silva.
NOME
JESSICA CAROLINE BORGES
RA
7246602667
Anhanguera Educacional
2014
Disciplina: Alfabetização e Letramento.
02) Elabore uma crítica reflexiva sobre a valorização da língua escrita e oral na escola durante o processo de alfabetização e as suas consequências?
R: A escola valoriza a língua escrita e censura a língua oral espontânea que se afasta muito dela. A criança das classes privilegiadas por suas condições de existências adapta-se mais facilmente as expectativas da escola, tanto com relação às funções e usos da língua escrita, quanto em relação ao padrão culto da língua oral por outro lado, essa língua oral culta que a escola valoriza é a língua escrita constitui dialetos muito diferentes das práticas linguísticas das crianças das classes populares.
É evidente que esse contexto escolar, com seus preconceitos linguísticos e culturais, afeta o processo de alfabetização das crianças, levando-o ao fracasso as crianças das classes populares.
3) Comente sobre a necessidade da formação do alfabetizador na compreensão de todas as facetas da alfabetização.
R: Os pré-requisitos são da preparação para alfabetização da formação do alfabetizador, que ainda não se tem feito sistematicamente no Brasil tem uma grande especificidade, e exige uma preparação do professor que o leve a compreender todas as facetas (psicológica, psicolinguística, sociolinguística, e linguística). E todos os condicionantes (sociais, culturais, políticos) do processo de alfabetização, que o leve, a saber, operacionalizar essas diversas facetas, sem desprezar seus condicionantes, em métodos e procedimentos de preparação para a alfabetização e em métodos procedimentos de alfabetização em elaboração e uso adequados de materiais didáticos, e, sobretudo, que o leve a assumir uma postura política diante