Alfabetização e Letramento
PRESIDENTE PRUDENTE
2013
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PRESIDENTE PRUDENTE
2013
INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
Alfabetizar uma criança significa ensiná-la a ler e escrever um conjunto de símbolos, mas somente saber ler e escrever não é preparo suficiente para o desenvolvimento das habilidades de convivência em sociedade, o aluno precisa ter toda a formação necessária para conseguir incorporar esse conhecimento a sua vida social.
Muitos definem alfabetizar e letrar como sinônimos, porém mostrar aos profissionais da área de educação infantil que esses se complementam é uma necessidade. Os professores têm o dever de inteirar-se e transmitir a importância de se saber além de ler, interpretar e redigir diversos tipos de textos que fazem parte do nosso dia a dia. Para tanto é necessário que os alunos desde as séries iniciais sejam bem assistidos.
O processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se muito antes do processo de escolarização, devido a sua função fundamentalmente social, pois as crianças desde cedo são estimuladas em casa a ter um primeiro contato com as letras e números.
O processo de alfabetização continuará sendo uma das tarefas especificamente escolares, em que o primeiro se aprende a decifrar um código, a partir de uma sequência de passos/etapas, para só então ler efetivamente.
PROBLEMA
Como definir o conceito de alfabetização e letramento, e a importância de não só alfabetizar o aluno, mas também letrar.
HIPÓTESE ?
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desta pesquisa é convencer os professores de que além de alfabetizar os alunos, eles devem ser letrados, que esses termos não são sinônimos, mas complementares necessários, portanto, no processo educacional dos alunos. E como ferramentas