Alfabetização pela bíblia
1. A Bíblia - Usamos uma própria para o programa. Suas letras e números são grandes negritados, impressa pela Sociedade Bíblica do Brasil.
2. O Método - É um livro onde há todas as explicações de como alfabetizar, usando a Bíblia como cartilha.
3. Cadernos de Atividades - São cadernos impressos de mensagens dirigidas, que passo a passo vão ensinando o aluno a ler, escrever e contar. Cada aluno deve ter uma Bíblia e um caderno de atividades ao iniciar as aulas, pois a Bíblia é a Cartilha como poderão ver no método e o caderno são estudos programados para fixação das mensagens, família silábicas, palavras e versículos bíblicos e matemática até completar as 4 operações fundamentais, história dos números e algarismos romanos.
São dois planos para alfabetização e um para continuidade após a alfabetização (tudo pela Bíblia):
PLANO I - É um programa para 15 semanas. Ensina apenas a ler e muito pouco a escrever. É para crianças e pessoas idosas, que desejam apenas ler a Bíblia . Este trabalho é aplicado para crianças como primeira cartilha, tanto para o pré como para 1a. série.
PLANO II - O programa é para 10 meses. São 2 cadernos grandes para os alunos. Eles ensinam: fixação das mensagens, das famílias silábicas, das palavras bíblicas e dos versículos, trabalhando as mensagens (Deus, Jesus, céus, etc.). Elas estão impressas e pedagogicamente preparadas para o aluno desenvolver diferentes tipos de fixação intelectiva e motora: pintar, cobrir e copiar. Com os versículos, começa o ensino da matemática. Ao terminar, o aluno sabe ler, escrever e efetuar as 4 operações.
PLANO III - É o pós-alfabetização, que chamamos de Posalfa. Um programa que continua por mais 10 meses. Pessoas que já sabem ler e escrever, mas ainda vão tropeçando nas palavras, poderão alcançar um bom desenvolvimento, se a igreja matriculá-los num programa, usando o pós-alfabetização pela Bíblia. Os alfabetizados pela igreja devem continuar por mais 10 meses neste