Pilhas
Uma pilha ou bateria é um dispositivo que transforma energia química em energia eléctrica. Os termos são usados indistintamente, no entanto, Pilha é constituída por dois únicos eletrodos, Bateria é um conjunto de pilhas agrupadas em série ou paralelo. A pilha é por definição uma fonte de energia portátil, tratando-se de um dispositivo que a partir das reações de óxido-redução converte energia química em energia elétrica.
É composta por dois eletrodos metálicos; ânodo (negativo) e cátodo (positivo) e um electrólito ( a solução) que envolve ambos.
Os materiais utilizados para estes componentes são diversos e é pela escolha dos mesmos, que resultam pilhas com diferentes caracteristicas técnicas.
- Os electrodos são os condutores de corrente da pilha.
- O electrólito é a solução que age sobre os electrodos.
- O recipiente guarda o electrólito e suporta os electrodos.
As pilhas são classificadas de acordo com o eletrólito, substância química da qual se compõe e que conduz a eletricidade. Em sua maioria, as pilhas possuem um eletrólito pastoso; são denominadas pilhas secas. Outras, conhecidas como pilhas úmidas, utilizam substâncias líquidas.
Funcionamento de uma Pilha Seca É grande a variedade de tipos de pilhas secas, embora todas elas possuam uma estrutura básica comum. Uma pilha seca tem dois elétrodos (porção não metálica de um circuito) – cada qual consiste de uma espécie distinta de substância quimicamente ativa. Um eletrólito (condutor metálico) instalado entre os elétrodos faz com que um deles, o ânodo (ou anódio), receba os íons negativos, e o outro, o cátodo, receba os positivos. O eletrólito serve para estabelecer as reações químicas entre os elétrodos.
Os principais tipos de pilhas secas são pilha de zinco-carvão, pilha alcalina e pilha de mercúrio.
Existem dois tipos básicos de pilhas.
A pilha primária é uma pilha na qual a reacção química acaba por destruir um dos electrodos, normalmente o negativo. A pilha primária não