Processos de fabricação - brochamento
Brochamento
1. Definição
O brochamento é um tipo de processo de usinagem onde a remoção de material da peça ocorre de forma progressiva, pela ação ordenada de arestas de corte dispostas em série, e em uma profundidade de corte escalonada em ferramentas multicortantes. A ferramenta multicortante executa movimento de translação, enquanto a peça, a ser usinada, permanece estática. Em alguns casos pode existir movimento rotativo relativo entre a ferramenta multicortante e a peça. Essa ferramenta multicortante é chama-se brocha e a máquina que realiza a operação brochadeira. Este tipo de usinagem é muito comum quando se deseja obter uma superfície usinada resultante em forma de curva, pois o grau de acabamento deste tipo de usinagem é superior aos demais.
2. Brocha
Em geral, a brocha é feita de aço, provida de dentes, formando uma série de elementos cortantes, para trabalhar diversos tipos de materiais. São temperadas e revestidas porque os dentes de sua superfície cortante são submetidos a grande esforço. A ferramenta se divide em partes, conforme figura abaixo.
[pic] [pic] 3. Brochadeira
Existem brochadeiras que comprimem o objeto a ser trabalhado, outras que tracionam e outras que tracionam e comprimem. As brochadeiras que comprimem são quase sempre verticais, e as que tracionam são horizontais.
3.1 - Brochadeira vertical
[pic]
As brochadeiras que comprimem são quase sempre verticais. Entretanto, podem também tracionar e, em alguns casos, utilizar ambas as forças. Quando não se dispõe de grande espaço físico, a brochadeira vertical é a mais indicada devido a sua característica estrutural.
2. - Brochadeira horizontal
[pic]
Apresenta a vantagem de possibilitar o trabalho com ferramentas de grande comprimento. È bastante utilizada na indústria mecânica.
4. O processo A transformação de um perfil é feita de forma