Alexander sutherland neil
CONTRIBUIÇÕES PARA O QUERER APRENDER E PARA A ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Neill e Dewey
NEILL – BIOGRAFIA E CONTEXTO HISTÓRICO
Alexander Sutherland Neill nasceu em 1883 na Escócia. Apesar de ser filho de um professor da zona rural, não fez o curso secundário no período regular como seus sete irmãos. Tímido e pouco amigo dos livros, adorava trabalhar com as mãos. Foi editor de arte de uma revista em Londres e diretor de uma escola primária no sul da Escócia, onde começou a aplicar seus preceitos libertários. Com o fim da Primeira Guerra, deu aulas num colégio londrino considerado progressista, mas não pôde fazer grandes transformações no ensino.
Em agosto de 1921, fundou a International School. As dificuldades do pós-guerra fizeram com que a instituição mudasse de sede várias vezes, até estabelecer-se num casarão em Leiston, a 160 quilômetros da capital britânica. Seus princípios se opunham até às propostas da Escola Nova, considerada de vanguarda. Segundo Neill, ela propunha mudanças didáticas mas não fazia referência a modificações na sociedade. Morreu em 1973.
CONTEXTO HISTÓRICO
Neill (e também Dewey) afirmam que: a criança aprende aquilo que deseja aprender. Neill cria que premiações, notas e exames desviam o desenvolvimento adequado da personalidade.
SUMERHILL
Fundada por Neill em 1921 em Leiston, na Inglaterra, Sumerhill prega a liberdade e a felicidade na educação escolar. Para Neill, os crimes, o ódio e as guerras tinham sua origem na infelicidade.
Em Summerhill o aluno assiste às aulas de acordo com o seu interesse, e a arte é muito valorizada . Não há atribuição de notas ou premiações, exceto nas disputas esportivas, pois Neill não aceitava que a educação fosse vista como uma disputa onde alguns alcançam um determinado lugar e outros não.
Lá as decisões são tomadas em assembléias onde todos tem direito a voto e as regras de convivência são decididas.
“... Preferia ver a escola produzir um varredor de ruas