Rosanei
2643 palavras
11 páginas
Home ÍndiceESCOLAS DEMOCRÁTICAS UTOPIA OU
REALIDADE
Rosanei Tosto1
Resumo: O presente artigo tem como finalidade analisar como ocorre à educação em uma escola democrática, defende a idéia de que se deve utilizar a abordagem curricular integradora, colaborativa, planificadas pelos professores e pelos estudantes, enquadradas por uma sala de aula democrática, que se utiliza de diversas fontes que vão além das disciplinas acadêmicas tradicionais.
Palavras-chave: Escola democrática, projetos de trabalho, pedagogia libertária.
ESCOLAS DEMOCRÁTICAS
As escolas democráticas estão inseridas dentro de uma linha chamada de Pedagogia
Libertária que se caracteriza por abordar a questão pedagógica diante de uma perspectiva baseada na liberdade e igualdade, eliminando as relações autoritárias presentes no modelo educacional tradicional.
1
Discente do curso de pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP
Revista Pandora Brasil - Edição especial Nº 4 - "Cultura e materialidade escolar" - 2011
Segundo Luckesi (1994) a pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. A idéia básica é introduzir modificações institucionais, a partir dos níveis subalternos que, em seguida, vão “contaminando” todo o sistema.
Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação iguais para estudantes, professores e funcionários. Esses ambientes de ensino colocam os alunos como os atores centrais do processo educacional, ao engajar estudantes em cada aspecto das operações da escola, incluindo aprendizagem, ensino e liderança. Os adultos participam do processo educacional facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes.
Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo. Em muitas escolas, não existe
a