ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II
Educação Física Bacharelado
ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II
Silas Chinarelli Teixeira
Centro Universitário Claretiano
FEIRA DE SANTANA
2015
ATIVIDADE DO CICLO DE APRENDIZAGEM II
A natação é de fato um dos primórdios exercícios físicos realizados pelo homem, ainda na Pré-História, e sempre foi notado que tal atividade traz ao homem bastante benefícios, do lazer à saúde, e pode observar isso em vários aspectos, várias áreas, das mais divergentes possíveis.
Com essas atividades aquáticas, à o desenvolvimento da intelectualidade, da memória, do entendimento e da análise, no aspecto cognitivo. No aspecto psicomotor, nota-se o desenvolvimento da percepção e do controle corporal, controle respiratório e equilíbrio ligados ao esquema do corpo como um todo, a natação estimula a criança em sua organização perceptiva auxiliando na passagem progressiva do corpo em movimento e na representação mental. O que é diferente do aspecto social e afetivo, onde auxilia na interatividade, ou seja, no contato com outras pessoas, auxilia também em uma relação empática entre colegas evitando qualquer tipo de preconceito, contribui na construção da personalidade e melhora as relações interpessoais, aumentando assim os laços de amizade.
O convívio no meio aquático melhora a socialização, diminui o estresse e a insônia, e contribui no conceito e na autoestima, se tratando da área psicossocial. Já no aspecto físico motor, auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras, como: caminhar, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar. No que se refere o meio fisiológicas, a natação reduz a gordura corpórea e a densidade óssea tanto quanto capacidade e o volume sistólico, que se trata do volume que o coração ejeta de sangue a cada batimento,