jogos cooperativos
A Educação Física propõe momentos em que a criança passe por experiências variadas, visando a construção do indivíduo utilizando espaços além das salas de aula.
O tema escolhido para o projeto a ser desenvolvido foi os Jogos Cooperativos, que tem uma grande importância no processo de ensino aprendizagem desenvolvendo competências que implicam em resolver novos problemas de maneira criativa e eficaz, utilizando suas habilidades e atitudes adequadas as realizações de tarefas.
Com intuito de valorizar o jogo na educação apresentamos a seguinte proposta de projeto “Os Jogos Cooperativos no Processo Ensino Aprendizagem”.
A pesquisa foi feita com oitenta alunos do ciclo I e II do ensino fundamental. Propondo que a educação física caminhe junto com a pedagogia, participando e influenciando o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a aprendizagem da leitura ,da escrita, na matemática e principalmente com os valores humanos através dos jogos cooperativos.
Baseando-se em uma breve analise dos hábitos de vida dos alunos, percebe-se a necessidade de se enfocar com uma atenção especial alguns temas tendo por finalidade integrar a escola, o aluno.
Considerando a importância da temática temos como objetivo geral deste trabalho oportunizar os alunos a vivenciar e conhecer as regras dos Jogos Cooperativos nas aulas de Educação Física.
2 DESENVOLVIMENTO
O Projeto Jogos Cooperativos no Processo Ensino Aprendizagem foi dividido em 3 etapas. Na 1º etapa aplicamos uma avaliação diagnóstica em forma de questionário no qual constatamos os seguintes itens: que a grande maioria dos alunos escreveram que gostariam de vivenciar os jogos cooperativos nas aulas de educação física em contrapartida não sabiam diferenciar jogos competitivos e jogos cooperativos.
Brotto 1997, deescreve cooperação e competição assim:
Cooperação: é um processo onde os objetivos são comuns e as ações são benéficas para todos.
Competição: é um processo onde os