Jogos cooperativos
Pós-Graduação em Jogos Cooperativos
Brasília/DF
2010
R E S E N H A C R Í T I C A
Aluna: Isabel Stepanski Data: Outubro/2010
Identificação da Obra: Vencendo a Competição, Círculo do Livro, 1978, São Paulo.
Autor: Terry Orlick
O Dr. Terry Orlick, PhD em psicologia do esporte e atividade física da Universidade de Alberta, Canadá. Desenvolveu o princípio dos jogos cooperativos - atividades físicas cujos elementos essenciais são a cooperação, a aceitação, o envolvimento e a diversão. Quando jovem dedicou-se intensamente às atividades esportivas. Foi também acrobata. Atualmente, é professor e pesquisador na Universidade de Ottawa. Autor de numerosos artigos sobre sua especialidade. Especialista de renome internacional, atuou por mais de 35 anos como treinador de alto nível preparando atletas para mais de 30 modalidades de esportes. Foi presidente da Sociedade Internacional de Treinamento Mental de Excelência e autor de mais de 30 livros sobre o tema.
Outras obras: “Every kid can win” (1975), “The cooperative sports and game book” (1978), “Em busca da Excelência” (2009)
A NECESSIDADE DE UMA ALTERNATIVA
O autor faz uma apresentação de vários dados estatísticos sobre a prática da violência no mundo. E, em contra ponto, ressalta as incontáveis interações cooperativas que ocorrem regularmente e o impacto que podem ter em nossa interação com os outros. Faz uma reflexão sobre valores propondo um movimento para a mudança positiva em nossa sociedade apresentando como possibilidade os jogos e esportes cooperativos.
APTO PARA COOPERAR
Neste capítulo o autor faz uma apresentação de seus próprios estudos e de outros autores sobre povos primitivos e sua interação social. Apresenta exemplos de sistemas sociais baseados na cooperação e outros na competição, ressaltando que “esses comportamentos são aprendidos”. Identifica que o conceito de sobrevivência do mais apto tem sido utilizado para “justificar o princípio de que a força está