Abordagem Humanista
O modelo Humanista pra a educação prega a importância da valorização do aluno como indivíduo durante seu processo de aprendizagem. Na literatura disponível no Brasil, os maiores nomes nessa área são C. Rogers e, por influência, A. S. Neill, pregando a importância de compreender o aluno e a obtenção de conhecimento como processos contínuos de desenvolvimento humano, afetando e afetado pelo mundo ao nosso redor, e como essa experiência em si é afetada por nosso interior.
Abstract (1 pagina só pra isso)
The Humanist model for education preaches the importance of valuing the student as an individual during their learning process. In the literature available in Brazil, the biggest names in this area are C. Rogers, and influence, A. S. Neill, preaching the importance of understanding the student and obtaining knowledge as ongoing processes of human development, affecting and affected by the world around us, and how that experience itself is affected by our interior.
Indice (1 pagina)
1 – INTRODUÇÃO
A abordagem que enfatiza relações interpessoais e o crescimento que delas resultam, centrada no desenvolvimento da personalidade e processos de construção e organização pessoal da realidade.
Nota-se que a igual importância a vida psicológica e emocional do individuo. Neste cenário o professor não transmite conhecimento, apenas facilita sua obtenção que advém de experiências vividas pelo aluno.
O homem é único ,porem não isolado ou desconexo do mundo ao seu redor, sua vida sendo um processo continuo de descoberta em relação a si, Outras pessoas e outros grupos.
Como autores mais difundidos e estudados no Brasil, os enfoques predominantes são os de C. Rogers e o de A. Neill.
2 – A. Neill x C. Rogers
2.1 – A. Neill
Alexander Sutherland Neill (Forfar, Escócia, 17 de outubro de 1883 - 23 de setembro de 1973), educador, escritor e fundador da escola Summerhill. Ficou famoso por defender a liberdade das crianças na educação escolar.
Na área da