alee
Experiência
Explicação
No eletrodo de cobre:
Íons da solução migram até a placa de cobre e recebem os elétrons cedidos pelo Zn(s). Ao receberem os elétrons, se transformam em Cu(s), de acordo com a equação:
No eletrodo de zinco:
Ao ceder elétrons através do condutor metálico para o íon , devido à ddp entre os dois eletrodos, Zn(s) da placa vai para a solução na forma de , causando assim a corrosão da placa e conseqüente aumento da concentração de na solução, de acordo com a equação:
Assim, devido à ddp criada entre os dois eletrodos, observamos que existe um movimento ordenado de cargas no fio condutor, ou seja, uma corrente elétrica. Tal fato fica evidenciado pela lâmpada que acende quando a pilha é acionada.
Portanto, pilhas são sistemas que possuem capacidade de produzir energia elétrica a partir de uma reação química. Estes sistemas podem ser chamados também de células galvânicas. Uma célula galvânica, ou simplesmente pilha, transforma a energia de uma reação química em energia elétrica.
I. Ponte Salina
Para evitar a mistura das soluções, utiliza-se a ponte salina, que une os dois compartimentos do eletrodo e completa, o circuito elétrico. A ponte salina é formada por um gel contendo solução salina aquosa concentrada dentro de um tubo. A solução salina mais utilizada é o KCl, pois os íons K+ e Cl– não afetam as reações que ocorrem nas células.
À medida que a lâmina de zinco corrói, a solução do eletrodo de zinco vai ganhando cátions (cargas positivas). Haverá no eletrodo excesso de cargas positivas.
À medida que a lâmina de cobre tem a sua massa aumentada, a solução do eletrodo de cobre vai perdendo cátions (cargas positivas). Haverá no eletrodo excesso de cargas negativas .
A função da ponte salina é manter o equilíbrio elétrico de cargas positivas e negativas nas soluções dos eletrodos. Assim, K+ migra da ponte para o eletrodo de cobre e Cl– migra para o eletrodo de zinco.
No condutor existe uma corrente de