criacionismo
• Gregos -> Sistematização;
• Romanos -> Ciência Geográfica;
• Erastóstenes, Tales de Mileto, Heródoto -> Geografia Científica.
Ainda na Antiguidade, destaca-se a influência de pensadores como Estrabão e Ptolomeu:
• Estrabão -> Viagens, Descrição e Geografia Política.
• Ptolomeu -> Concepção ptolomeica do Universo, a qual considerava que a Terra estava no centro do Universo (Teoria Geocêntrica).
2-As grandes transformações ocorridas na Europa e no Mundo durante a Idade Média (Séc. V ao XV) resultam em novas concepções e compreensões do Espaço Geográfico. Destaca-se o avanço significativo da Cartografia e Navegação durante Revolução Comercial e a Expansão Marítima durante a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Além disso, o Renascimento Cultural e Urbano em subsequência propiciou o desenvolvimento de um aparato teórico e técnico de grande importância para a Ciência Geográfica.
3- Com as Grandes Navegações e o MERCANTILISMO, bem como a Primeira Revolução Industrial , contribuiram em muito para a evolução do pensamento geográfico.Podemos dar destaque para:
-Immanuel Kant : com ele que a região aparece, pela primeira vez ligada à ideia de espaço geográfico. (séc. XVIII);
-Alexander Von Humboldt; Carl Ritter(séc. XIX): com os estudos da paisagem a partir da classificação e individualização dos elementos. Os desenhos sistemáticos desenvolvidos por Humboldt em suas inúmeras viagens alavancaram os estudos no ramo da Botânica e da Ecologia Vegetal. A sistematização do conhecimento geográfico ocorreu no fim do século XIX na Alemanha com Ritter e Humboldt.
-Fredrich Ratzel e Vidal de La Blache : .Ainda no Século XIX e no XX, passamos a ter um forte desenvolvimento da Ciência Geográfica, destacando-se as duas grandes Escolas: ALEMANHA e FRANÇA