Criacionismo
JOÃO PEDRO CONCHE
FELIPE ANDRADE
BRYAN THOMAZ
MATHEUS BATISTA
MATEUS CASTAGNET
PAULO SÉRGIO
ANDRÉ MOURA
CRIACIONISMO
SÃO PAULO
2015
Existem diversas teorias sobre a criação do Planeta Terra e do universo, sendo muitas delas tentando explicar algo que possa parecer desconhecido e inexplicável para novos olhares. A ciência e a religião são o centro de discussão deste fato há muito tempo atrás, dando origem ao evolucionismo e ao criacionismo.
O criacionismo está intrinsecamente ligado às religiões, sendo baseado na existência de um ser antropomórfico dotado de grandes poderes e conhecimentos divinos.
O exemplo mais conhecido da teoria criacionista está presente na doutrina cristã, que afirma ter sido Deus o criador do Universo, do planeta Terra e de todos os seres vivos.
No entanto, vale ressaltar que cada cultura e religião possuem versões próprias do criacionismo, de acordo com as mitologias de cada povo.
Na religião cristã, por exemplo, a criação do mundo é explicada pelo livro Gênesis:
"No início, Deus criou o céu e a terra.
Ao Primeiro dia, separou as luzes das trevas.
Ao Segundo dia, criou o firmamento dando-lhe o nome de céu.
Ao Terceiro dia, fez a terra germinar e criou as plantas e os seus frutos.
Ao Quarto dia, colocou no céu o sol, a lua e as estrelas.
Ao Quinto dia, povoou as águas de peixes e os céus de pássaros.
Ao Sexto dia, povoou a terra de animais de todas as espécies e criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao Sétimo dia, descansou."
O criacionismo busca também, explicar fenômenos da natureza e eventos ocorridos na Terra, como por exemplo, a existência de fósseis de animais atualmente extintos no planeta.
O exemplo mais clássico é o da Arca de Noé, onde os animais que não conseguiram embarcar a tempo, ficaram expostos ao dilúvio, e se extinguiram, e os que entraram na arca, conseguiram fugir do evento, e reproduzir sua espécie, salvando-a por milhares de anos.
Apesar de o Criacionismo ser uma