A palavra empreendedor
A liderança sempre foi considerada elemento fundamental ao sucesso de qualquer organização, pessoas vêm sendo administradas em grupo há muito tempo, desde o inicio da humanidade.
A maioria das estruturas organizacionais e práticas gerenciais foram projetadas para funcionar num ambiente de natureza previsível, que favorecia uma visão conservadora da realidade, buscava-se manter o status, e enfatizavam-se padrões e normas rígidas. A principal exigência imposta aos empregados era trabalhar arduamente, obedecer ao chefe e seguir as regras. O acordo era de obediência e diligência em troca de segurança. A função do líder era somente de pensar e decidir sobre a organização, já o trabalhador representava a força de trabalho requerida para dar andamento às tarefas solicitadas, agindo de forma confiável e previsível.
Acredita-se que os líderes do passado, com a sua mentalidade de comando e controle estão totalmente incapacitados de liderar a organização do futuro. Neste sentido, é importante ressaltar que esse pensamento funcionou bem na era industrial, porém ele é permeado de idéias estreitas e limitantes acerca do homem organizacional da época, produzindo um efeito desumanizante sobre os trabalhadores.
Atualmente novas práticas solicitam-se a aplicação da criatividade e flexibilidade nos negócios. Esses desafios podem ser enfrentados com maior facilidade, quando se usa o talento, responsabilidade, inovação e aprendizagem por gerentes e subordinados.
Apesar das tarefas desafiadoras e da autonomia para executá-las, há ocasiões em